Quando um profissional está diante de um projeto de construção civil, deve levar em consideração inúmeros fatores, a fim de que consiga atender às demandas desse projeto. Um desses fatores é o tipo de concreto que a obra requer. No caso do concreto usinado, ou dosado na central, como o próprio nome diz, a sua produção acontece em ambiente especializado. Por sua vez, o concreto virado, também chamado de manual, é aquele produzido de forma artesanal no próprio canteiro. Nesse artigo, te explicaremos as diferenças entre concreto usinado e virado em obra, para você saber qual escolher.
Conceitos de concreto usinado e virado em obra
Concreto é o nome que se dá à ao composto formado pela reação química proveniente da mistura entre cimento, água, agregados e aditivos em proporções determinadas. Sem dúvidas, o concreto é o produto mais importante dentro da construção civil. Existem vários tipos de concreto no mercado, para atender aos objetivos do projeto e às especificidades da obra.
Em termos conceituais, as diferenças entre concreto usinado e virado estão inicialmente relacionadas à forma de produção. Portanto, a mistura do concreto usinado acontece em uma usina própria, de onde é transportado para a obra já pronto para o uso, em caminhões especiais.
Já o concreto virado é aquele preparado dentro do próprio canteiro de obra, com o uso de instrumentos improvisados, como pás, enxadas ou betoneiras elétricas.
Ou seja, enquanto a produção do concreto usinado é industrializada, o concreto virado tem uma produção manual. E tem mais, a fabricação do concreto usinado é regida por norma técnica específica, a NBR 7212, para garantir os níveis de qualidade.
Mas as diferenças não param por aí, acompanhe agora a comparação prática do uso dos dois tipos de concreto em uma construção
Diferenças entre concreto usinado e virado
Agora que já conhecemos a definição, partiremos para compreender as diferenças entre concreto usinado e virado na prática, a partir de alguns critérios técnicos.
1. Textura
Umas das principais diferenças entre concreto usinado e virado está na textura, na consistência do concreto. O concreto usinado se apresenta de forma muito mais homogênea. Isso acontece, porque existem padrões de qualidade mais rigorosos dentro das usinas. Nas usinas, há um cuidado maior com os tipos de insumos utilizados na mistura do concreto e também com as dosagens de cada substância.
Além disso, o processo de mistura feito pelo caminhão-betoneira é mecânico, produzindo um composto mais homogêneo e em larga escala. O concreto virado na obra, no entanto, é preparado em pequenas quantidades, por causa de sua forma artesanal de produção. Ou seja, ele exige que sejam feitas várias misturas, muitas vezes de forma braçal pelo próprio profissional, o que compromete as medições de cada elemento do concreto.
2. Traço do concreto
O traço do concreto é o indicativo dos ingredientes e quantidades necessários para produzir o concreto. É o equivalente a uma receita. Nesse quesito, o traço do concreto usinado é muito mais preciso, porque as quantidades são pesadas em silos, por meio de equipamentos eletrônicos. Assim, fica muito mais fácil conseguir atingir as exigências do projeto estrutural.
Já no caso do concreto virado, a medição dos ingredientes é mais experimental, utilizando-se, por exemplo, os baldes como parâmetros de medida.
É importante lembrar que a precisão das quantidades das substâncias que formam o concreto é fundamental para alcançar a durabilidade e resistência que se espera do composto.
3. Custo x benefício
O preço individual do concreto usinado é superior ao virado, mas, considerando-se o custo total de produção, essa diferença cai a níveis pouco significativos. A relação entre o custo e o benefício é muito melhor no uso do concreto usinado. Primeiramente, o concreto usinado possui qualidade superior, porque o processo de produção é robotizado. Ou seja, tudo é pesado em quantidades exatas e misturado com o uso de equipamentos próprios.
O concreto virado, no entanto, possui níveis de qualidade e resistência inferiores, porque é produzido de forma mais empírica. Além disso, o preparo do concreto virado exige uma demanda alta tanto de mão de obra quanto de tempo de produção, o que compromete o andamento da obra e a produtividade geral da construção.
4. Armazenamento
A opção pelo concreto usinado dispensa a necessidade de um espaço específico para armazenar os ingredientes do concreto e para prepará-lo. Por outro lado, o concreto virado traz uma preocupação adicional ao projeto, em relação à administração dos espaços no canteiro de obra.
Vantagens do uso do concreto usinado
A partir da análise das diferenças entre concreto usinado e virado é possível concluir que o concreto usinado traz alguns importantes benefícios e vantagens. Por exemplo:
- Acelera a produtividade e o andamento da obra;
- Garante mais resistência do concreto;
- Apresenta uma relação entre custo e benefício superior;
- Permite maior controle de qualidade do concreto;
- Redução da mão de obra;
- Maior índice de trabalhabilidade, em razão da precisão das quantidades e de sua textura mais homogênea.
Onde adquirir concreto usinado em Salvador, Camaçari e Feira de Santana
Para quem busca concreto usinado no município de Salvador, capital baiana, pode entrar em contato com a Concreloc, referência em seu segmento, com mais de 20 anos de atuação no mercado. A Concreloc segue rígidos padrões de segurança e qualidade, para garantir a entrega de um produto de excelência.