As estruturas de concreto são facilmente encontradas em qualquer lugar do mundo. No Brasil, o uso desse tipo de estrutura se sobressai na construção civil, especialmente em razão da facilidade de se encontrar por aqui os materiais utilizados, como o concreto e o aço. Além disso, as estruturas de concreto atendem às necessidades de uma diversidade enorme de construções. Assim, é possível usar esse tipo de estrutura para levantar edifícios, paredes, pontes, viadutos, pavimentos, canais e uma infinidade de outras obras. Nesse artigo, você aprenderá tudo sobre concreto.
Conceito e composição
O concreto é um material fabricado partir da mistura de cimento, água e agregados miúdos (areia) e graúdos (brita ou pedra). Esses produtos precisam estar na proporção correta, para que se obtenha um resultado de qualidade, com as características ideais para o seu uso. Existem vários tipos de concreto, porque o produto possui destinações diferentes. Ou seja, cada tipo é indicado para um uso específico.
A preparação do concreto vem de uma reação química a partir do contato do cimento com a água e com os agregados. Surge então o chamado gel de cimento, que é responsável por abraçar esses agregados e endurecer com o passar do tempo. Quando endurece, o concreto se transforma em um material com um poder de resistência muito alto e pouco poroso.
A proporção de cada um desses produtos que se somam na composição do concreto é conhecido pelo termo traço do concreto (LINKAR PARA O ARTIGO SOBRE TRAÇO DE CONCRETO). Essas quantidades são determinadas tendo em vista a necessidade de se obter um desempenho e resistência maior do produto. E além das substâncias indicadas acima, também é possível adicionar à mistura outros aditivos, a fim de potencializar suas propriedades.
Conheça alguns tipos de concreto e como fabricá-lo
Existem duas maneiras comuns de se fazer concreto. A primeira é manual, em que a mistura dos ingredientes que formam o concreto ocorre à mão com o auxílio de ferramentas próprias, por exemplo, enxadas e pás. A segunda é a forma mecânica, em que a mistura acontece por uma máquina, a betoneira.
Mas não é tão simples assim, porque as construções atuais apresentam muitas complexidades. Por isso, surgiu a necessidade de se determinar alguns critérios básicos para embasar os projetos de alguns tipos de estruturas de concreto.
A NBR 6118, por exemplo, é uma norma Regulamentadora da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) que traz parâmetros para garantia da durabilidade das estruturas de concreto, sejam elas edifícios, ou portos, ou pontes, viadutos etc.
Tipos mais comuns
A própria NBR 6118 já traz os principais tipos de concreto ao identificar que ela se aplica aos projetos de estruturas de concreto simples, armado e protendido, mas que estão excluídas de sua abrangência aquelas que empregam concreto leve, pesado ou outros especiais.
Portanto, podemos identificar como alguns dos tipos mais comuns o simples, armado, protendido, leve, pesado. Dentre os outros tipos especiais podemos citar, por exemplo, o usinado. Existem também outras normas que apresentam outros tipos de concreto.
Para conhecer todos os tipos de concreto e suas especificidades, características e indicações, é só ler o nosso artigo especial sobre o assunto, intitulado Tipos de concreto: escolha o ideal para sua obra (LINKAR PARA NOSSO ARTIGO SOBRE OS TIPOS DE CONCRETO).
Principais características e propriedades do concreto
Existem algumas propriedades que são comuns aos tipos diversos de concreto, ainda que em proporções diferentes. Então, entre as principais estão:
Trabalhabilidade – propriedade do concreto fresco, a trabalhabilidade tem a ver com a facilidade com que o concreto pode ser misturado, lançado, adensado e também acabado.
Resistência à compressão – a resistência do concreto à compressão significa a estimativa da sua resistência à compressão. Ou seja, o quanto o produto consegue suportar de carga sem que sofra danos.
Segregação – o concreto é um elemento homogêneo, portanto, não pode estar sujeito à segregação. Nesse sentido, a segregação é uma falha, capaz de reduzir a resistência e qualidade do produto. Dentre as principais causas de segregação do concreto estão a inadequação da relação entre a água e o cimento e problemas na hora do lançamento.
Consistência – quanto à consistência, essa característica está relacionada à coesão entre os elementos que o compõem, que devem gerar uma maleabilidade da massa. Assim, a consistência está relacionada à possibilidade de o concreto fresco se deformar. Ou seja, essa característica sofre interferência direta da quantidade de água na massa.
Onde comprar concreto de qualidade
A qualidade do concreto provoca reflexos significativos à resistência, durabilidade e desempenho do concreto. Por isso, é fundamental investir em um concreto de qualidade, o que garantirá um resultado efetivo na obra, com segurança e sem riscos.
Nas cidades de Salvador, Camaçari e Feira de Santana, no estado da Bahia, a Concreloc é a empresa que possui essa expertise, com 20 anos de experiência em concretagem e bombeamento de concreto, entregando produto, atendimento e pós-venda de alto nível de qualidade.