1. É importante adequar o concreto a altura de lançamento, pois quanto maior a altura o abatimento do concreto deve ser aumentado e a brita deve ter o diâmetro máximo diminuído, isso para evitar o entupimento da tubulação e os transtornos seguidos deste evento. Segue uma tabela com especificações do concreto. A mesma é resultado de estudos em várias obras no Brasil e busca facilitar o trabalho e evitar os prejuízos:
2. As bombas foram projetadas para trabalhar com concreto bombeável. O CONCRETO DEVE SER FEITO PARA A BOMBA E NÃO A BOMBA PARA O CONCRETO.
3. Caso o bombeado seja feito acima de 20andares (+-70m), o equipamento deve estar em boas condições: sem vazamentos, manchetas novas, cilindros sem vazamentos, chapa óculos e de corte perfeitas e verificar o tipo de concreto adequado.
4. Se o tubo permanecer na obra (como é o caso de quando se está bombeando em uma obra com prédio alto), deve ser feita a vistoria do tubo á procura de amassados, rachaduras, pontos de desgaste, e a checagem diária antes de iniciar o descarregamento de concreto.
5. Não deixar sair um caminhão da bomba sem que o outro chegue, pois se o caminhão sair e o outro demorar de chegar, a tubulação deve ser esvaziada para evitar o entupimento da mesma. Ou seja, se a tubulação estiver muito tempo sem passar concreto, não esperar, limpar a mesma imediatamente.