1. Manter na obra a posição da bomba de concreto a uma distância mínima de segurança de 5 metros da rede elétrica. Nunca diminua esta distância de segurança, pois pode alcançar uma área de risco com a bomba e ser gerado um arco voltaico colocando em risco a vidas dos operadores.
2. Os mangotes flexíveis que ficarem dependurados na obra, devem ser ancorados ou presos por cabos de segurança ou correias, e cada componentes deve ser capaz de suportar a pressão máxima do concreto da máquina. Peso do concreto na mangueira = 75 Kg.
3. Um sistema de comunicação deve ser estabelecido entre o operador e os trabalhadores que estarão em uma laje, pode ser por rádio, por um sistema de sinais visuais ou auditivos (luzes ou sinos), ou uma pessoa para fazer sinais, um sinaleiro.
4. Não deixar pessoas se posicionarem entre a betoneira e a bomba! O operador deve ficar em uma posição lateral para que o motorista da betoneira possa ver o tempo todo.
5. Não admitir a permanência de pessoas não autorizadas na área de operações da bomba de concreto. As pessoas não autorizadas devem ser convidadas se retirarem e o serviço deve ser interrompido caso elas se recusem a sair.
6. Se espectadores vão estar perto da área de descarregamento de concreto, a área deve ser isolada com cordões onde eles poderão ficar em segurança. A pressão de saída na tubulação de concreto é de aproximadamente 70bar e em caso de rompimento da tubulação existe risco do espectador ser machucado seriamente.
O ROMPIMENTO DE TUBOS DE CONCRETO SOB PRESSÃO É UM SÉRIO RISCO A SEGURANÇA!